Cesar’s Tips – O Poder da Matilha

O texto abaixo é um trecho retirado do livro “A Member of the Family”, infelizmente ainda não comercializado no Brasil. O Cesar publicou isso em seu site e, agora, trago traduzido para vocês.^^

Assim como seres humanos, cachorros são eternamente atraídos pelo conceito de família. Quando vivem de maneira selvagem, todos os cães naturalmente se agrupam em grupos de base familiar. Mesmo se os cães não estão relacionados um ao outro pelos laços de sangue, os laços de viver e sobreviver juntos os tornam uma agradável e funcional matilha.

Dentro dessa unidade eles formam uma lealdade, uma confiança e um entendimento tão profundos que nós, como humanos, só podemos observar e admirar. Essas são as qualidades que nós sonhamos ter em nossos relacionamentos com a família em que nascemos e com a família a qual criamos. Mas, sendo apenas humanos, nós frequentemente falhamos. Entretanto, quando nós trazemos cães para nossas vidas, temos acesso a sua inata integridade. Fazendo deles membros de pleno direito em nossas famílias, temos a habilidade de fazer nossas famílias humanas mais fortes.

Quando um dono me chama para ajudá-lo com seu cão, o que eu realmente farei lá é criar uma ordenada e funcional matilha a partir do que aparenta ser ao dono o caos. Essa matilha pode ser composta por qualquer grupo, desde uma mulher solteira e seu único cão vivendo em um apartamento pequeno quanto um monastério com vinte candidatos ao sacerdócio e seu cão de guarda; de uma casa de irmandade de faculdade e seu mascote canino a casa de um cidadão idoso e os cães de terapia que o visitam com regularidade. Para mim, a matilha é uma família, pois eles são um e o mesmo. E sempre que você tiver um cachorro que precisa de um lar, você terá o potencial para uma matilha fantástica.

Mas, apesar de desejarmos incluir um cão como membro de nossas famílias, nós, muitas vezes, não trabalhamos juntos como família para os recebermos em nosso mundo humano. Assim como é preciso uma aldeia para criar uma criança, é necessária toda uma família para criar uma agradável e vigorosa matilha. Minha intenção com esse livro é ser convidado a adentrar a sua família enquanto você o está lendo. Eu quero permanecer ao seu lado e guiar você e sua família por cada fase da vida de seu cão, do dia em que você o traz para casa até o dia em que dirá adeus e celebrará sua vida e morte. Eu espero que este livro alcance cada membro de sua família – do mais novo ao mais velho – e convide a cada um deles a participar desta conexão com os cães para criar o equilíbrio entre cães e humanos. Essa conexão não requer dinheiro e não precisa de um grande nível de ensino ou inteligência. O que realmente é necessário é colocar o bom senso e o instinto em primeiro lugar e entender que, as vezes, o que parece ser bom para os humanos não é a melhor opção para o cão.

Eu acredito que uma família forte é a base para toda realização. Se nós temos uma família por trás de nós nos encorajando – mesmo que isso signifique apenas um cão ou um humano, ou dez pessoas ou cinqüenta cães – nós temos uma tábua de apoio para seguirmos em frente e alcançarmos qualquer sonho o qual nos atrevamos a aspirar. Desde que minha família humana vem representando uma parte tão grande da minha missão, eu os convoquei a me ajudar na escrita desse livro. Eu também inclui a sabedoria dos cães que são sempre membros de nossa família, especialmente Daddy, o membro mais velho de minha matilha, e Junior, o mais novo. Estamos sempre aprendendo com a sabedoria que nossos cães compartilham conosco. Os cães nos ensinam a viver no presente. Nos ensinam que as armadilhas de nossa existência humana não importam tanto a longo prazo – desde que celebremos o momento e nunca nos esqueçamos de apreciar um ao outro.

Se nos lembrarmos de preencher as necessidades deles primeiro, os cães podem adicionar muito a nossas famílias humanas. Um cão sempre irá cuidar de você, não importa o que aconteça. Com um cão em sua vida, você nunca se sentirá sozinho. E, se você se sentir, apenas vá a um abrigo. Há sempre cães lá, esperando… apenas procurando se tornarem membros de uma família.

Retirado da introdução de “A Member of the Family”

Para ler esse texto no original, acesse: http://www.cesarsway.com/tips/basics/power-of-the-pack-excerpt-from-a-member-of-the-family

Um comentário

Deixe um comentário