Cesar’s Tips – Energia Como Meio de Comunicação

Olha… confesso que esse não foi o texto mais simples do Cesar de se traduzir. Ainda que seja curto, houve uma meia dúzia de expressões que “oh my god!”. Enfim… até que ficou bunitinho haha.

Para contextualizá-los, a comunicação por meio da energia é a principal maneira da natureza dialogar. A energia que todos os seres vivos emanam é o que calca todo o conceito do Cesar de como compreender as necessidades do seu cão para poder supri-las. Saber administrar a energia calma e assertiva é essencial para você ser um real líder de matilha e transformar o seu relacionamento com seu cão em algo muito mais forte e equilibrado, trazendo uma felicidade ainda maior para ambas as partes.

Entretanto, entender o que é a energia calma e assertiva não é nada fácil. Mesmo assistindo ao programa do Cesar por 3 anos eu ainda não havia conseguido estabelecer dentro de mim essa energia. A conquista se deu no começo de 2010, por conta de duas Rottweilers super agressivas e frustradas com as quais tive que lidar. Reafirmando o que o Cesar sempre diz, nada melhor que um cachorro para nos ensinar o que precisamos aprender para sermos seres humanos melhores. Hoje tenho condições de dizer que entendo e sinto essa energia, além de ser capaz de fazer as pessoas compreenderem o que ela é (quando me dão essa oportunidade! *rs).

Cães usam energia constante para se comunicarem. Energia é o que eu chamo de “Ser”; é o que você é e como você está em cada momento. Cães não se conhecem por nomes, mas sim pela energia que projetam e pelas atividades que compartilham. Eles conhecem os humanos da mesma maneira.

Como humanos, nós também nos comunicamos por meio da energia – quer percebamos ou não. E por mais que nos esforcemos para convencer, explicar e racionalizar todo o dia, esses sinais de energia são as únicas mensagens que chegarão aos nossos cães.

A primeira energia que um filhote experimenta após seu nascimento é a energia calma e assertiva da mãe. Mais tarde, o filhote seguirá um líder de matilha que projeta a mesma energia calma e assertiva. Como seguidores da matilha, os cães devolvem a energia calma e assertiva que completa o equilíbrio da matilha. É importante entender que a maioria dos cães nasce para ser submisso, porque não pode haver tantos líderes de matilha.

Quando um cão naturalmente submisso vive com um humano que não é líder, ele ou ela tentará trazer o equilíbrio ao bando ao preencher o que ele enxerga como uma vaga para o papel de líder da matilha. É aí que os problemas de comportamento se desenvolvem.

Para você se estabelecer como o líder de matilha, você precisa sempre projetar uma energia calma e assertiva. Se você não entende o que eu quero dizer quando falo em energia calma e assertiva, pense em Oprah Winfrey (famosa apresentadora de programas de auditório nos EUA).Ela é calma e assertiva no mundo humano. Esse equilíbrio natural (liderança calma e assertiva com comportamento calmo e submisso) nutre a estabilidade e cria um cão equilibrado, centrado e FELIZ.”

Para ler esse texto no original, acesse: http://www.cesarsway.com/tips/basics/energy-as-communication

2 comentários em “Cesar’s Tips – Energia Como Meio de Comunicação

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s