AGILITY… uma pequena introdução.

É people! A sequência de posts sobre o livro “Salve o Meio Ambiente” está acabando. Portanto, vamos começar a introduzir novos assuntos por aqui *rs. É com prazer que o Blog Bom Pra Cachorro inicia, por meio desta matéria, uma nova categoria de posts: Cãopetições!

Não pense não… os cães também praticam esportes e são muito bons nisso. E, como há muito para se dizer sobre o assunto, é melhor irmos por partes (em vários posts)! A primeira atividade a ser explorada é o Agility, muito bacana e funcional para drenar a energia de seu pet e treinar a concentração e a parceiria entre o dono e seu cão.

O que é o Agility?

O Agility (Agilidade, em português) é um esporte praticado por duplas formadas entre cães e treinadores, no qual o treinador deverá guiar o cão por uma pista cheia de obstáculos, demonstrando perícia e precisão de movimentos. O objetivo é terminar a prova sem cometer infrações e no menor tempo possível, valorizando a habilidade do animal e considerando a velocidade como critério decisivo de desempate. Os cães precisam completar o percurso ausentes de coleira e devem fazê-lo sem serem estimulados por comida ou brinquedos. Seu treinador é obrigado a dar as coordenadas apenas com gestos e vocalização, não podendo tocar o cão ou os objetos do percurso, exigindo muito treino, coordenação e confiança por ambas as partes.

O percurso do Agility consiste em um conjunto de obstáculos padrão, composto por saltos em altura e distância, passarela, rampa ‘A’, gangorra, túneis, mesa, pneu e slalom (que serão explicados futuramente), sendo dispostos em distâncias que variam de 5 a 7 metros e numerados de acordo com a sequência que devem ser cumpridos.

Dizem que o percurso é complicado o suficiente para que um cão não consiga completá-lo sem a orientação humana. Portanto, é papel do treinador avaliar o trajeto, montar a estratégia e determinar o direcionamento que será dado ao cão ao longo da prova. Nas provas oficiais, os treinadores ficam conhecendo o percurso de 7 a 10 minutos antes de competirem (no Brasil), tempo que deve ser suficiente para elaborarem uma estratégia capaz de compensar não somente a diferença de velocidade entre cães e humanos, como também os pontos fortes e fracos existentes em cada um.

Qualquer cão pode praticar o Agility, desde que suas condições de saúde o permitam. Eles são distribuídos em 3 categorias de acordo com seu tamanho: mini, midi e standard. No Brasil, o esporte é regulamentado pela Comissão Brasileira de Agility, ligada diretamente a CBKC (Confederação Brasileira de Cinofilia), e pela qual se compete, anualmente, o Campeonato Mundial de Agility, conquistado em 2002 e 2008 por equipes na categoria Standard e em 2008 por equipes na categoria Mini.

Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Agility ; http://www.dogtimes.com.br/agility.htm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s