Cesar’s Tips – Regras, Fronteiras e Limitações

Seguindo a ordem do dia… para alcançarmos o equilíbrio e a felicidade de nossos cães temos que trabalhar as 3 coisinhas básicas (e nesta exata ordem) que o Cesar tanto nos recomenda: exercícios, disciplina e afeto. Muita gente não entende que um cachorro também precisa de regras e limitações em seu desenvolvimento, tal qual uma criança. E, assim como a criança se torna mal educada quanto não recebe limites, o cão seguirá os mesmos preceitos. Entenda um pouco mais sobre isso no texto do Cesar que traduzi especialmente para você…

“A mãe de um cachorro já começa a treinar seus filhotes desde o nascimento. Ela os faz esperar pela comida, controla o quanto eles brincam e o quão longe eles viajam. Cães adultos precisam dessas mesmas regras, fronteiras e limitações de você, o líder da matilha.

O líder da matilha não projeta uma energia emocional ou nervosa, e nem você deveria fazê-lo. Na natureza, o líder usa uma energia calma e assertiva para influenciar o modo como o cão interage com o mundo a sua volta. Ele aplica essas leis de uma forma tranqüila, assim como uma mãe faz com o filhote ao pegá-lo pela nuca caso ele se afaste do ninho.

Deter a posse do território é muito importante. Cães, na natureza, clamam o espaço primeiramente se firmando em uma energia calma e confiante, para então comunicar sua posse por meio de sinais corporais bastante claros e por contato visual. Um cão que entende que você, como líder da matilha, é o dono do espaço onde vivem, irá respeitar sua autoridade assertiva.

A espera é uma outra maneira que o líder da matilha tem para estabelecer sua posição. Filhotes esperam para comer e cães adultos esperam até o líder desejar que eles viagem. A espera é a forma de se trabalhar o lado psicológico do cão. A domesticação significa que o cão não precisa caçar para comer, mas ele ainda pode trabalhar para conquistar comida.

Estabeleça sua posição como líder da matilha pedindo ao seu cão para trabalhar. Leve-o em uma caminhada antes de alimentá-lo. E, assim como você não dá afeto caso ele não esteja em um estado calmo e submisso, não dê comida até que seu cão aja calma e submissamente. Exercícios ajudarão o cão, especialmente os com alto nível de energia, a alcançarem esse estado.

Em qualquer um desses caminhos, o líder da matilha é quem estabelece, na natureza, as regras, as fronteiras e as limitações para seu grupo e, ao fazê-lo, alimenta um estado de espírito saudável nos animais que o acompanham.”

Para ler esse texto no original, acesse: http://www.cesarsway.com/tips/basics/rules-boundaries-and-limitations

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s