Dieta Balanceada 2 – Dicas do livro “Salve o Meio Ambiente” parte 5

Era uma vez… um texto sobre Dieta Balanceada que saiu no livro “Salve o Meio Ambiente” – da Seleções Reader’s Digest. Como as dicas sobre o assunto eram muitas, a dona do blog decidiu dividi-las em duas partes. *rs

Portanto, apresento-lhes a continuação do texto, benéfico não só para amantes de cães, como também para donos de pássaros, gatos e peixes. Aproveitem!

Prós e Contras

Alimentos orgânicos

Comprar alimentos certificados como “orgânicos” é sua garantia de que foram produzidos sem o uso de substâncias químicas, pesticidas, hormônios ou antibióticos, e de que não são modificados geneticamente. Comprar carne orgânica garante que ela bem de animais saudáveis. Alimentos rotulados como “naturais” são mais baratos que os orgânicos, mas os fabricantes podem fornecer poucas informações sobre a maneira como foram produzidos. Leia os rótulos cuidadosamente antes de comprar.

Lanches e suplementos

Os animais gostam de variar o que comem. De a eles agrados ao adicionar suplementos naturais à dieta. Muitas das sugestões a seguir são sobras da cozinha ou podem ser encontradas na natureza.

Cães e Gatos

– Rale ou corte em pedacinhos cenouras e maças e misture ao alimento do gato. As frutas e os legumes são bons para o porte do seu animalzinho e ótimos para manter os dentes limpos e o hálito fresco. Os cachorros adoram.

– Forneça grama-de-ponta para seu gato mastigar se ele não tiver acesso ao jardim. A grama estimula o sistema imunológico do gato, ajuda a melhorar o hálito e na regurgitação das bolas de pelos.

– Cultive gatária (também conhecida como erva dos gatos) ou salsinha em vasos e deixe no peitoril da janela. Elas são boas fontes de fibras para o gato.

Pássaros

– Leve ao forno sobras de pão integral para endurecê-lo. Deixe esfriar e prenda-o à lateral da gaiola para que seus passarinhos belisquem.

– Pegue um bastão de sementes para pássaros. Eles adoram bicar os bastões recheados de sementes e isso manterá o bico aparado.

– Passarinhos e outras aves gostam de frutas picadas, mas evite caroços ou sementes de maça, frutas silvestres, pêssego e abacate.

– Ofereça regularmente aos passarinhos punhados de grama com raízes cobertas de terra. Não dê a eles grama aparada, pois ela pode ter sido pulverizada com inseticidas ou tratada com fertilizantes, substâncias altamente tóxicas para os passarinhos.

– Ponha capim fresco na gaiola para os passarinhos bicarem.

– Lave todos os legumes, frutas e grama, para o caso de terem sido pulverizados com substâncias químicas, ou compre produtos orgânicos.

Peixes

– Acrescente suprimentos regulares de plantas aquáticas frescas ao seu aquário ou lago. As plantas são uma boa fonte adicional de alimento para os peixes, alem de oferecer abrigo e ajudar a oxigenar a água.

– Passe uma folha de alface ou fatia de abobrinha em água fervente e fixe ao vidro do aquário com um prendedor por sucção. Experimente também uma fatia de laranja ou limão. Lave bem a fruta, para o caso de haver algum resíduo químico na casca.

– Dê um lanche de larvas de mosquito para seus peixes de aquário – alimentos vivos são suplementos bem vindos numa dieta regular de comida artificial ou preparada. Se os mosquitos se multiplicarem no lago do jardim, essa é uma forma excelente para reduzir a quantidade.

Comidas proibidas

– Não dê chocolate a cães e gatos. Embora possam gostar de comê-los, o chocolate é tóxico para eles. Café, álcool e cogumelos selvagens também são ruins para os animais.

– Não dê lanchinhos ou alimentos salgados, como batatas fritas, aos passarinhos, que podem sofrer de convulsões.

– Não acrescente cebola ou qualquer coisa com sabor de cebola às refeições caseiras dos animais. A cebola pode causar anemia hemolítica, doença que destrói os glóbulos vermelhos.

 – Não dê clara de ovo crua aos gatos, pois contem uma substância química que neutraliza a biotina, elemento vital para a saúde dos bichanos.

Fonte: Retirado das páginas 109 e 110 do livro “Salve o Meio Ambiente”, da Seleções Reader’s Digest. Acesse este link e conheça o livro.

Leia também:

Dieta Balanceada 1 – Dicas do livro “Salve o Meio Ambiente” parte 4

Animais livres de pragas – Dicas do livro “Salve o Meio Ambiente” parte 3

Exercícios e brincadeiras – Dicas do livro “Salve o Meio Ambiente” parte 2

Cuide dos seus bichos – Dicas do livro “Salve o Meio Ambiente” parte 1

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s