Cesar’s Tips – Filhotes em Desenvolvimento: Fase 1

É queridíssimos… estou em uma fase de seqüenciais, não é? *rs. Algumas terminadas, outras apenas começadas. E nesse pique, eis que venho em “parceria” com Cesar (como se fossemos íntimos…) trazer 4 posts à respeito do desenvolvimento dos filhotes em diferentes fases de crescimento. Divirtam-se!

É importante, para qualquer líder de matilha de sucesso, ter uma compreensão profunda da forma como o seu cão vai se desenvolver. A infância pode até ser uma etapa relativamente curta na vida do seu cachorro, mas é uma das mais cruciais. A maioria dos criadores responsáveis ​​espera o filhote completar dois meses antes de o entregar para adoção. Estes dois meses permitem que o cão fique tempo suficiente com a sua ninhada para aprender habilidades sociais básicas. Agora, se você faz parte de uma família que está esperando os filhotes nascerem em casa, nós unimos uma referência útil para orientá-lo ao longo do que você pode esperar das fases iniciais de desenvolvimento.

Fase 1: Nascimento – 2 semanas

Após um período inicial de gestação de aproximadamente dois meses, um filhote nasce cego e surdo – menos desenvolvido que um bebê humano. Atribui-se a esta primeira etapa do desenvolvimento o nome de “Neonatal”. O filhote é totalmente dependente de sua mãe na maior parte desta fase. Além de sua deficiência sensorial após o nascimento, o seu movimento é severamente limitado, sua temperatura corporal não é regulada por ele mesmo e exigem estímulo especial para removerem os resíduos (imagino que queira dizer um estímulo especial para evacuarem). Eles podem, contudo, chorar e já carregam o reflexo de sugar bastante forte. O olfato, o tato e o paladar também chegam ativos e fortes. Ainda na primeira semana após o nascimento o filhote, normalmente, alcança duas vezes o seu próprio peso.

Os canais auditivos do filhote vão se abrir realmente em torno das 2 semanas de vida, permitindo-lhe ouvir os sons pela primeira vez, e o sentido da audição irá se desenvolver plenamente ao longo das etapas seguintes. A socialização é importante em todas as fases da vida de um cãozinho, mas é talvez o item mais importante durante o período neonatal, pois o filhote aprenderá o básico por intermédio de sua mãe e irmãos: movimento, etiqueta social, e o mais importante de todos: regras, fronteiras e limitações!

Leia Filhotes em Desenvolvimento: Fase 2

Para ler esse texto no original, acesse: http://www.cesarsway.com/tips/puppytips/puppy-development-stage-1

2 comentários em “Cesar’s Tips – Filhotes em Desenvolvimento: Fase 1

    1. Poxa!!! Legal achar mais alguém fã dele assim e que esteja atuando nessa área de reabilitação de cães. Depois entrarei em seu blog e deixo um comentário lá!!!! Se quiser, acompanhe por aqui pois um dos objetivos do blog é justamente divulgar a filosofia do Cesar traduzindo o conteúdo do site dele. Vlw!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s