Cesar’s Tips – Filhotes em Desenvolvimento: Fase 2

E, depois de uma demora absurda e de uma pessoa quase sem vida pessoal, surge a segunda parte dos posts sobre desenvonvimento de filhotes, by my dear Cesar Millan.

 

“Fase 2: de 2 a 4 semanas

Os olhos do filhote se abrirão neste ou próximo a este segundo estágio de desenvolvimento. Seu novo sentido de visão será limitado e muito delicado. Então, para evitar danos aos olhos, cuidados devem ser tomados para protegê-los de luzes muito brilhantes. Apesar dessas limitações, o filhote agora começará a reconhecer e interagir com as coisas em seu ambiente, incluindo (e sendo o mais importante!) sua mãe e irmãos. Muitos especialistas consideram esse estágio de desenvolvimento como o de um “bebê entre 1 e 3 anos”, onde a criança se torna mais alerta e aprende a engatinhar, ficar de pé e, finalmente, a andar. Com essa nova mobilidade, ele também começará a ser um melhor explorador do mundo ao seu redor.

No avanço desta segunda etapa, o corpo do filhote passa a regular melhor sua própria temperatura. Entretanto, ele ainda depende principalmente de sua mãe e da temperatura ambiente para manter um equilíbrio saudável. Mudanças rápidas ou extremas de temperatura podem ser muito prejudiciais para o seu sistema. O primeiro dente também surge neste período, e assim que o filhote aprende a lamber ele se tornará mais confortável e melhor equipado para beber leite de uma garrafa ou prato, se necessário, ao invés de depender de sua mãe como única fonte de nutrição. Além disso, o instinto do filhote de se aliviar longe de sua “toca” vai levá-lo para fora, e ele não necessitará de mais nenhum estímulo externo para urinar ou evacuar.

Próximo ao final desta segunda fase de desenvolvimento, a audição do filhote continuará a melhorar e sua visão e olfato já deverá estar bem desenvolvida. A ordem em que esses sentidos se tornam totalmente maduros continuará a informar a maneira como ele experimentará o mundo ao seu redor: nariz, olhos e, então, ouvidos. É importante nesta etapa incentivar o vínculo entre o filhote e os seres humanos, expondo-o a uma delicada manipulação pelos humanos criadores.”

Leia Filhotes em Desenvolvimento: Fase 1

Para ler esse texto no original, acesse: http://www.cesarsway.com/tips/puppytips/puppy-development-stage-2

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s